Deus em Três Pessoas: A Trindade

ago 30, 2010 by

Deus em Três Pessoas: A Trindade

Por Analice Guedes.

Como pode Deus ser três pessoas, porém um só Deus?

Definição: Há apenas um Deus, mas na unidade da Divindade, há três pessoas eternas e iguais entre si – Pai, Filho e Espírito Santo – idênticas em substância, mas distintas em existência (ou subsistência).

A doutrina da Trindade revela-se progressivamente nas Escrituras. A palavra Trindade não se encontra na Bíblia, embora a idéia representada pela palavra seja ensinada em muitos trechos. Trindade significa “tri-unidade” ou três em unidade, por isso é usada para resumir o ensinamento bíblico de que Deus é três pessoas, porém um só Deus.

O Antigo Testamento não revela a Trindade, mas nos dá indícios de uma revelação posterior.

1. Passagens do A.T. que usam a palavra plural ELOHIM e pronomes plurais para se referir a Deus.

Em Gênesis 1:1, 26, essa pluralidade do pronome do verbo na 1ª pessoa no Velho Testamento hebraico (Elohim) só é utilizada com referencia a Deus. Embora alguns argumentem que se trata de uma linguagem simbolizando um plural majestático, não há no Velho Testamento inteiro, outra passagem onde se utilizem tal linguagem (plural majestático). O mesmo de pode dizer de:

Gênesis 3:22: “Eis que se tornou como um de ‘nós’…”

Gn 11: 7: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem.”

Isaías 6:8: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?” [Observe aqui a combinação do pronome singular (eu) com o pronome plural (nós).]

Em outras passagens uma pessoa é chamada de “Deus” ou “Senhor” e distinguida de outra pessoa também chamada de “Deus”.

Salmo 45:6-7 (NVI): “O teu trono, ó Deus, perdurará para todo sempre […] Tu amas a justiça e odeias a iniqüidade; portanto, Deus, o teu Deus, te estabeleceu acima dos teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.” Duas pessoas distintas aqui são chamadas de Deus (Elohim).

O Novo Testamento cita esta passagem em Hebreus 1:8, aplicando-a a Jesus. Em Isaías 63:1 e 10; 46:18, o Espírito Santo é distinto do próprio Deus e recebe uma missão do Pai.

O Salmo 110:1 e Mateus 22:41-46 revelam duas pessoas da divindade. Afinal só alguém que fosse plenamente Deus poderia dizer a Deus, “Assenta-te à minha direita”. Davi compreendeu esse ensino, mas os fariseus do tempo de Jesus quando indagados por Ele acerca desse trecho, não o puderam responder (Mt 22:26).

2. Passagens que falam do Anjo do Senhor (do hebraico mal’ak – mensageiro)

Em Gênesis 22:11,15-16, vê-se que a pluralidade está subentendida aqui, pois se este anjo é um mensageiro do Senhor; é distinto do próprio Deus, porém em muitas passagens o anjo do Senhor é chamado “Deus” ou “Senhor” como se vê em : Gn 16:13;Êx 3:2-6 e 23:20-22; Nm 22:35; Jz 2:1-2 e 6:11.

3. Deus em três pessoas

Em certo sentido a Doutrina da Trindade ou tri-unidade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente como homens. O que podemos desta verdade compreender é:

  1. Deus é três pessoas.
  2. Cada pessoa é plenamente Deus.
  3. Há um só Deus.

A. Deus é três pessoas

  • O Filho é distinto do Pai – João 1:1-2; 9:18
  • E com partilha com Ele a Sua glória eterna – João 17:24
  • Jesus é nosso advogado, intercessor e Salvador– João 2:1;Hb 7:25
  • O Espírito Santo é Consolador[1] e Intercessor – João 14:26; 16:7; Rm 8:27
  • Em ambos os casos, o intercessor precisa ser uma pessoa distinta do Pai
  • Em João 15:26; 16:13-14; Atos 10:38; Rm 15:13 e I Cor 2:4, Vemos atributos pessoais conferidos ao Espírito Santo evidenciando que Ele não é apenas uma força ou o poder divino como alguns o afirmam.

B. Cada pessoa é plenamente Deus

Jesus é plenamente Deus (veja João 1:1; 20:25-31; Hb 1:8-10; Tito 2:13; Rm 9:5; Is 9:6; Col. 2:9)

O Espírito Santo é plenamente Deus (veja At 5:3-4; 1 Cor 3:16; Sl 139:7-8; João 3:5-7; Judas 20-21; Ef 4:4-6; 1Cor 12:4-6; Mt 28:19; 2 Cor 13:13,1 Pedro 1:2)

Se a Bíblia ensinasse apenas que Deus é três pessoas e cada pessoa é plenamente Deus, seríamos politeístas, mas não é isso que ela ensina. Ela nos revela também que há só um Deus.

C. Há um só Deus – Unicidade

As três pessoas da Trindade não são um apenas em propósito e em concordância no que pensam, mas um em essência, apenas um na sua natureza essencial. Não existem três deuses, Deus é um só ser, um só Deus.

Evidências no Velho Testamento – Êx 15:11; 1 Reis 8:60; Isaías 45:5-6 e 21-22

Evidências no Novo Testamento –  1 Tm 2:5; Rm 3:30; 1 Cor  8:6 e Tiago 2:19

Vemos assim que na Trindade:

  • Cada pessoa tem uma personalidade inteligente e é plenamente Deus.
  • Todos possuem os mesmos atributos em igual medida.
  • Relacionam-se entre Si de maneira plena.

Deus existe eterna e necessariamente como Trindade (João 17:5 e 24). É indivisível.

Quando da criação do universo:

  • O Pai proferiu as palavras;
  • O Filho as executou – (1 João 1: 3;1 Cor 8:6; Col.1:16; Hebreus 1:2);
  • O Espírito pairava sobre as águas – Gn 1:2.

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Perguntas para reflexão e aprofundamento:

1.  O que é possível aprender acerca de vida comunitária a partir da doutrina da Trindade?

2.  Como o relacionamento entre Pai, Filho e Espírito Santo se reflete na vida da igreja?

3. O que João 17:25-26, nos diz acerca do propósito eterno de Deus e sua ação na vida dos seus filhos?

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Fontes referenciais:

1. GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999.

2. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã.

3.  Doutrina da Trindade. Artigo. Disponível em http://www.allaboutgod.com/portuguese/doutrina-da-trindade.htm.


[1] Nos manuscritos Gregos, a palavra que Jesus utiliza para descrever o Espírito Santo é “paracletos”, que significa ajudante. Ele nos ajuda a viver como Cristo deseja.

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