O Livre Arbítrio

dez 31, 2013 by

O Livre Arbítrio

 (Capítulo 9 da Confissão de Fé Batista de 1689 – adotada pelos Ministros e Mensageiros da Assembléia Geral reunida em Londres de 03 a 11 de julho de 1689)

1. Deus dotou a vontade humana com a liberdade e o poder natural de agir por escolha, sem ser forçada ou predeterminada por alguma necessidade natural para fazer o bem ou o mal. (Mateus 17:12; Tiago 1:14; Deuteronômio 30:19).

2. O homem, em seu estado de inocência, tinha a liberdade e o poder de querer e fazer aquilo que era bom e agradável a Deus. Essa, porém, era uma condição mutável, pois o homem podia decair dessa liberdade de poder. (Eclesiastes 7:29; Gênesis 3:6).

3. Com a queda no pecado, o homem perdeu completamente toda a sua habilidade volitiva para aquele bem espiritual que acompanha a salvação. Por isso, o homem natural é inteiramente adverso a esse bem, e está morto em pecados. Ele não é capaz de se converter por seu próprio esforço, e nem mesmo de se dispor a isso. (Romanos 5:6; Romanos 8:7; Efésios 2:1-5; Tito 3:3-5; João 6:44).

4. Quando Deus converte um pecador, e o transfere para o estado de graça, Ele o liberta da sua escravidão natural do pecado, e, somente pela graça, o habilita a livremente querer e fazer aquilo que é espiritualmente bom. Mesmo assim, por causa de certas corrupções que permanecem, o homem redimido não faz o bem perfeitamente e nem deseja somente aquilo que é bom, mas também o que é mau. (Colossenses 1:13; João 8:36. Fl.2:13. Romanos 7:15,18-19,21,23).

5. Somente no estado de glória a vontade do homem será transformada, perfeita e imutavelmente; e então será livre para fazer apenas o bem (Efésios 4:13).

———————–

Fonte deste artigo: http://pibrt.wordpress.com/confissao-de-fe-batista-1689/capitulo-09-livre-arbitrio/

Related Posts

Share This

3 Comments

  1. jailson adelino de oliveira

    Meu nome e Jailson, sou estudante de teologia em uma instituicao interdenominacional, gostei desse artigo pois expressa biblicamente esse assunto tao relevante e que infelizmente e tao mal compreendido no meio eclesiastico. Parabens pela inicuativa.

    Aproveitando a oportunidade gostaria de informacoes dr como comecar uma igreja organica nos lares? Pois verificamos que tem muitas pessoas aqui no nosso estado, inclusive eu e minha esposa que estao decepcionados com o sistema das igrejas institucionalizadas.

  2. Flávia Rocha

    Bom dia irmão Márcio,sou a Flávia,esse texto deixou bem claro,que essa verdadeira transformação vem do nosso senhor Jesus,e que não podemos mudar por nossa força,muito bom este esclarecimento,parabens!