A Segunda Vinda de Cristo

nov 27, 2011 by

A Segunda Vinda de Cristo

Por Marcio S. da Rocha.

 Jesus Cristo ensinou claramente sobre um futuro quando a presente ordem mundial terá um fim, e um estado completamente novo de existência será inaugurado (Lucas 4.21; Mateus 12.17-21; Marcos 8,38). Desde o início do seu ministério, Jesus ensinou que “o Reino de Deus está próximo” (Marcos 1.15), e isso sugere uma segunda vinda do Messias, porque o Reino de Deus ainda não está instalado hoje em sua plenitude.

No entanto, o ensino mais incisivo de Jesus sobre sua segunda vinda e a vida futura é registrado em Mateus 24. Pode ser concluído dali que Jesus deve ter ensinado mais aos seus discípulos, em outras ocasiões, sobre sua segunda vinda, como é dito no Dicionário Evangélico Baker de Teologia Bíblica[1]: “Que ele falou mais sobre sua segunda vinda do que está registrado, parece claro a partir da pergunta que discípulos fizeram-lhe sobre o fim desta vida: ‘Qual vai ser o sinal de sua vinda e do fim deste século?’ (Mat. 24:3).” Estas palavras demonstram que Jesus tinha anteriormente declarado aos seus discípulos que ele iria voltar. Todos os três evangelhos sinópticos trazem ensino significativo sobre a segunda vinda de Jesus.

O Novo Testamento diz que a segunda vinda de Cristo será repentina e inesperada (Mat. 24,36; Mat. 24.44; Mt. 25.13; Luc. 12.40), no entanto, quando isso acontecer, vai ser como um relâmpago, muito rápido e visível a todos (Mat. 24,27; Luc. 17:24).

Jesus Cristo apela à vigilância, em Mateus 24.42-51, porque a segunda vinda do Filho do Homem tem uma importância decisiva. Naquele dia quando Jesus vier será tarde demais para fazer preparativos; portanto, ele exorta aos seus seguidores para que sejam vigilantes, prontos para o seu retorno, seja quando for.

Uma parte importante da doutrina sobre a segunda vinda de Jesus Cristo é que ele estará “vindo nas nuvens com grande poder e glória” (Mat. 26.64; Mc. 13.26; Luc. 21.27; Atos 1.11). Ele não virá como o homem humilde e pobre, que foi quando veio pela primeira vez. O Dicionário Evangélico Baker de Teologia Bíblica diz corretamente:

“Algo de sua eminência é discernido  a partir do fato de que ele vai ‘reunir seus eleitos dos quatro ventos, das extremidades da terra às extremidades dos céus’ (v. 27); Ele vai ser visto ‘sentado à direita do Todo Poderoso, e virá sobre as nuvens do céu'” (14:62).

Estas palavras apontam para um evento marcante! Jesus virá fisicamente uma segunda vez para cumprir todas as suas promessas e para estabelecer o Reino de Deus na terra, em sua plenitude. Ele virá como o Rei e o Mestre deste universo e retornará para completar – para finalizar – sua obra de salvação (Hebreus 9.28).

Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apoc. 3.11-13. NVI)

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém. (Apoc. 22.20.NVI).

______________________

[1] O Dicionário Evangélico Baker de Teologia Bíblica pode ser acessado em http://www.studylight.org/dic/bed/.

Related Posts

Tags

Share This

1 Comment

  1. Excelente texto Marcio! Parabéns!